Carta Fiança de Garantia

O produto que cobre eventuais prejuízos apurados ao seu negócio, causados pelo não cumprimento das obrigações contratuais, seja uma prestação de serviços, construção, fabricação ou fornecimento de bens.

Ele é especialmente indicado para empresas que participam de licitações públicas ou firmam contratos que exigem garantia, como na execução de obras ou projetos, fornecimentos de bens e prestação de serviços.

Também conta com modalidades para garantias processuais judiciais e administrativas.

Principais Vantagens:

- Menor custo se comparado as outras formas de garantia;
- Prazo de Vigência é avaliado caso a caso e adequado as práticas de mercado;
- Não compromete o limite de crédito junto a Instituições Financeiras.

MAIS DETALHES

Fiança do Concorrente em Licitações


uma modalidade de fiança que garante, até o limite do valor fixado na carta de fiança, o fiel cumprimento das obrigações assumidas pela empresa que participa de concorrência feita pela Administração Pública ou Contratante Privado. Nesse caso, a Carta Fiança é utilizada quando a companhia vence, mas se recusa a assinar o Contrato Principal, nas condições propostas dentro do prazo estabelecido no edital público de licitação.




Fiança do Executante de Obra ou Serviço


É um tipo de fiança que garante ao afiançado a indenização dos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas pelo Afiançado perante o Contratante/Credor, até o valor constante da carta de fiança em contratos de construção, fornecimento ou prestação de serviços.




Fiança no Adiantamento de Pagamentos


É uma fiança responsável pela indenização, até o valor fixado na carta de fiança, dos prejuízos pelo não cumprimento das obrigações assumidas pelo afiançado, em relação a adiantamentos de pagamentos concedidos pelo Contratante/Credor, os quais não tenham sido liquidados na forma prevista no Contrato Principal.




Fiança Garantia em caso de Retenção de Pagamentos


Esta fiança permite que o afiançado libere retenções de pagamento junto ao Contratante/Credor e o indenize, até o valor fixado na carta de fiança, os prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas no contrato principal firmado entre as partes.




Manutenção Corretiva ou Perfeito Funcionamento


É uma modalidade que garante a indenização, até o valor fixado na carta de fiança e durante sua vigência, de prejuízos por conta de disfunção de equipamentos fornecidos ou de serviços executados pelo afiançado para o Contratante/Credor, de acordo com o contrato principal.




Fiança Aduaneira


Modalidade Trânsito Aduaneiro: Por esta modalidade de fiança, garantimos à Secretaria da Receita Federal (Contratante/Credora) que o importador (Afiançado) cumprirá integralmente as obrigações constantes do Termo de Responsabilidade (TR). Isto é, a fiança garante o recolhimento de impostos suspensos, quando e se forem devidos, o que torna mais fácil e mais ágil o despacho alfandegário e a pronta liberação das mercadorias. Modalidade Admissão Temporária: Por esta modalidade de fiança, garantimos à Secretaria da Receita Federal (Contratante/Credora) que o importador (Afiançado) possa realizar a importação de bens que devem permanecer no País, durante prazo fixado, com suspensão de tributos, na forma e condições estabelecidas, retornando ao exterior sem sofrer modificações que lhe confiram nova individualidade.




Fiança em Processos Administrativos


É o tipo de fiança utilizada em processos administrativos de exigência e determinação de créditos tributários, como requisito para a interposição de recurso voluntário pelo afiançado.




Fiança para Concessões Públicas


Esta fiança garante ao Poder Concedente o cumprimento das obrigações do Concessionário previstas nos contratos de concessões.




Fiança para o Setor de Energia


Garante às empresas privadas e aos bancos de fomento, que os investidores ou “EPCistas” com participação em projetos de energia, vão cumprir com suas obrigações na implantação de linhas de transmissão ou plantas de geração de energia, como usinas hidroelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, PCHs, plantas de biomassa, parques para produção de energia eólica, entre outros.




Fiança para o Setor Naval


É um produto desenvolvido para viabilizar a aplicação dos recursos disponíveis no Fundo de Marinha Mercante – FMM, na renovação da frota das embarcações de apoio ao offshore, da Petrobrás e dos demais armadores. Garante a construção e entrega das embarcações por parte dos estaleiros.




Fiança para o Setor de Petróleo e Gás Natural


O Monte Cristo Bank é pioneiro na emissão desses riscos. Nesse setor, a fiança garante o cumprimento do Programa Exploratório Mínimo decorrente das rodadas de licitação da Agência Nacional de Petróleo – ANP, na concessão de áreas de exploração de petróleo e gás natural.




Fiança Completion Bonds


O Monte Cristo Bank desenvolve e estrutura operações de Fiança para viabilizar “project finance” junto aos bancos privados e de fomento, como BNDES, BNB e CEF, por exemplo, a Carta Fiança complementa o pacote de garantias ofertadas e mitiga os riscos de projetos de infraestrutura, energia, concessões e construção civil.