Análise Financeira

155647-como-fazer-analise-financeira-das

Analisar as informações dos demonstrativos financeiros de uma empresa é uma das maneiras de aferir seu desempenho. E isso não é tudo. Além dos números apresentados nos principais documentos, como balanço patrimonial, demonstrativo de resultados e de origem e aplicação de recursos, outros dados são igualmente importantes.

Por meio da análise financeira, obtida também com base em diferentes indicadores, é possível medir de forma mais precisa o desempenho da empresa. E todo gestor que deseja conduzir um negócio com sucesso deve se familiarizar com a análise financeira, independentemente de seus objetivos (operacionais, administrativos, estratégicos ou comerciais).

A análise financeira é o esforço dedicado à compreensão das finanças do empreendimento. Ela ajuda a identificar fragilidades e prevenir problemas em curto, médio e longo prazos. As informações obtidas nesse processo auxiliam as tomadas de decisão relativas à correção de problemas de liquidez e fluxo de caixa.

Toda ação realizada na empresa (operacional, administrativa, técnica ou comercial) tem reflexos em sua estrutura e em seu desempenho econômico e financeiro. Entender essa premissa é essencial para quem deseja conduzir os negócios com sucesso.

É a análise financeira que permite compreender a viabilidade de um negócio com base na avaliação da sua estabilidade e capacidade de geração de lucro. Por isso, deve ser uma ação gerencial estratégica constante no empreendimento feita a partir do planejamento e do monitoramento de fatos e resultados.